Saúde Bucal

A gengivite e periodontite são doenças ocasionadas, na maioria dos casos, pela falta de uma higiene bucal adequada. Os estágios iniciais acontecem quando a placa bacteriana se acumula na região entre o dente e a gengiva. 

Casos não sejam tratados, esses problemas podem se desenvolver e ocasionar inflamações sérias, que danificam os tecidos periodontais (tecido que sustenta a raiz do dente) e podem levar a perda dos dentes. 

Nos casos mais avançados dessas patologias, as bactérias e microorganismos podem entrar em contato com a corrente sanguínea e ocasionar problemas até de coração, no caso da endocardite bacteriana, uma complicação da periodontite.

Por isso, é crucial que você tenha hábitos de higiene e cuidados diários! Conheça mais sobre essas doenças e como identificá-las por meio dos sintomas que apresentam.

 

Medicina Periodontal — Relação da saúde geral com a gengivite e periodontite
 

Nos últimos anos, uma crescente atenção tem sido dada à saúde bucal e à possibilidade de que bactérias presentes na boca possam causar inflamações da gengiva e doenças periodontais, como a gengivite e periodontite.

Esses fatores também podem influenciar no desencadeamento ou progressão de diversas doenças sistêmicas, isto é, que atingem todo o corpo. 

E este é objeto de estudo da medicina periodontal, que analisa os meios pelos quais as inflamações periodontais e a saúde bucal podem influenciar as condições sistêmicas.

A medicina periodontal não é um conceito novo. A hipótese de infecções localizadas se desenvolverem devido a contágios em lugares diferentes do corpo foi inicialmente formulada por Koch e Pasteur.

Eles disseminaram essa ideia em meados do século XIX, quando afirmaram que a presença de bactérias na corrente sanguínea, proveniente de doenças orais, poderiam espalhar-se também para outros órgãos e tecidos, causando outras doenças. 

Na verdade, essa hipótese foi tão convincente para os profissionais da época que a remoção das amídalas e até extração dos dentes tornaram-se muito comuns como tratamento de doenças. 

No entanto, o interesse nos efeitos sistêmicos, provenientes de doenças bucais, foi reacendido na década de noventa por uma série de estudos epidemiológicos que demonstraram associações entre a saúde bucal deficiente e várias doenças sistêmicas.

Marque sua Consulta

CONTATO
 

Av. Diário de Notícias, 200/ Cj 504

Bairro Cristal - POA/RS

(51) 3268-8700 | (51) 99343-0888
veronica.odontologia@gmail.com

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Clínica Odontológica Verônica Dias | Desenvolvido por Nataly Mazzei.